top of page

Não deixe a camisa de lado no verão


Não é porque está quente que você vai abrir mão de uma das peças de roupa mais importantes dos guarda roupas masculinos: a camisa. Mesmo durante o verão ela pode ser usada tanto em ambientes formais, quanto em ocasiões sociais que não necessitem de tanta formalidade, mas que merecem uma certa elegância. Nos momentos de lazer também não é diferente, afinal, nada como uma bela camisa para dar um “upgrade” naquele look simples e confortável.

1- Tecidos

Entre os diversos tecidos que podem ser usados para a confecção de uma camisa, mas os melhores para altas temperaturas são sempre os feitos com 100% fibras naturais, como linho (foto acima) ou o tricoline, o primeiro amassa facilmente, mas faz bons looks para praia, onde suas características informais lhe dão um charme especial, o segundo, muito usado em camisaria social masculina, pode ter diferentes fios, inclusive o algodão egípcio que é caro, mas tem um toque, frescor e conforto incomparáveis.

2 – Cores

Nem é preciso dizer que o branco reina no verão, afinal não existe uma cor mais adequada para a temporada do que aquela que reflete a toda luz, portanto esquenta muito menos, mas nem todo mundo vai querer passar 3 meses vestido a mesma peça né, optando por algumas peças coloridas. Neste caso, os tons escuros como roxo, vinho e oliva são menos favoráveis para esta estação, já os vibrantes e iluminados como verde claro, amarelo, magenta, coral e suas variações em tons pastel, ou seja, mais lavados, são mais apropriados para o clima.

3 – Estampas e padrões

O xadrez com cara de verão é sem dúvida o vichy, seja ele em tamanho maior ou menor, principalmente em tons que lembram suas raízes indianas, como magenta e amarelo, também se encaixa bem nesta época do ano.

Outro hit deste ano são as camisas com efeito ombrê ou dip dye: desbotadas da metade para baixo ou vice-versa elas resultam em um visual interessante, porém é bom lembrar que o ideal é gastar pouco com estas peças, se no próximo ano elas ficarem datadas elas não serão grande prejuízo caso fiquem esquecidas no armário.

A camisa masculina também tem outra particularidade que são os tecidos maquinetados, cujo padrão aparece no próprio tecido, em uma textura que pode ser sentida ao simples toque. Estes tecidos também são chamados de falsos lisos e tem um efeito visual muito parecido com o do padrão espinha de peixe que só pode ser percebido se observado de perto.

Depois de seu sucesso no início dos anos 2000, as listras voltaram com tudo neste verão, e, como não poderia deixar de ser, as camisas são um destino certo para elas, seja em maior ou menor espessura, elas estão presentes em coleções de praticamente todas as marcas.

4 – Modelagens, mangas e detalhes

Quanto a detalhes e caimento, o ideal é ficar no básico, com o look mais clean possível, camisas com muitas insígnias, bordados, alças, logos e estampas definitivamente não combinam com um visual leve e despojado de verão, até pode rolar um detalhe ou outro, mas tudo muito discreto. Já o caimento continua mais ajustado para camisas com destino urbano, na praia o conforto fala mais alto e o corte mais largo e arejado torna-se perfeito para o look “relax”.

5 – Onde usar

A camisa é o tipo de roupa bem aceita em todos os lugares, mas, como disse acima, prefira os modelos mais folgados para momentos de lazer e privilegie os exemplares em alfaiataria para trabalho ou ocasiões em que a elegância seja o requisito básico ou haja um certo grau de formalidade no ambiente.

Mais algumas dicas:

- Se for usar a camisa em tom escuro, procure balancear com uma bermuda ou jeans mais claro.

- A boa e velha sobreposição de camiseta com camisa continua funcionando bem para homens, dando sempre um ar jovem ao look, mas cuidado com exageros de cores e estampas.

abçs,

Deivi

Instagram

1596483367003.jpg
Amante da Moda e da Arte, Deivison Pereira viajou para muitos lugares onde se aprimorou e estudou em diversas Faculdades. Deixou a carreira na industria metal mecânica para se dedicar exclusivamente a paixão pelo universo da construção da imagem através da moda.
bottom of page