top of page

Guia prático de tipos de colarinho

Pessoal, hoje vamos falar de um assunto que as vezes intriga muita gente. Vamos falar de Colarinhos de camisas que as vezes este detalhe passa despercebido por muitos. Talvez você não tenha percebido a variedade de colarinhos nas suas camisas, mas cada modelo pode esconder uma linguagem. Vamos saber mais?



O colarinho é uma evolução das golas de babado usadas na França e do rufo, uma espécie de babeiro que protegia a roupa, por volta do século XVI. As golas que vieram depois lembram as de hoje, mas até 1800 a tendência era usá-las levantadas. Um perigo, já que eram engomadas e poderiam até mesmo cortas as orelhas.



Agora que você já sabe um pouco mais da origem dos colarinhos, que tal conhecer os tipos básicos de colarinho?


Italiano

O modelo de colarinho curto combina com o perfil de roupas slim, bem mais ajustadas ao corpo e são garantia de ar arrojado e moderno. Um nó completo tal como o Windsor deve ser utilizado para complementar a largura da gola. Dica: Este tipo de colarinho costuma destacar ainda mais o pescoço e o rosto. Por isso, é recomendado para homens com rosto mais fino e longo se usado com gravata. Se você está um pouco acima do peso, evite ou use o modelo sem gravata.


Clássico

É o mais popular e democrático da camisaria. Cai bem em todos os tipos de nó de gravata e de rosto. Dependendo da versão, o colarinho pode cobrir completamente a parte superior do laço da gravata ou deixá-lo parcialmente descoberto. Este modelo é mais apropriado para os homens com rostos arredondados pois tem como efeito equilibrar esta característica facial.


Cult

O modelo tem a forma mais larga e pontiaguda e combina bem com costume completo: terno e gravata. Ainda assim, esse modelo deixa mais leve um look formal. O formato mais alongado pode alongar também o rosto.


Americano (button down)

Este colarinho foi popularizado como ícone americano, criação da camisaria Brooks Brothers. Caracteriza-se pelo abotoamento na ponta das golas, que revolucionou a moda masculina e originou um dos modelos mais comuns em camisas casuais. Embora este colarinho possa ser usado com gravata, usar o modelo sem gravata parece mais adequado para situações informais.


E agora, já sabe qual o seu colarinho preferido?

Instagram

1596483367003.jpg
Amante da Moda e da Arte, Deivison Pereira viajou para muitos lugares onde se aprimorou e estudou em diversas Faculdades. Deixou a carreira na industria metal mecânica para se dedicar exclusivamente a paixão pelo universo da construção da imagem através da moda.
bottom of page