Nessa época do ano as condições climáticas podem influenciar negativamente na saúde e qualidade do tecido e dos fios.
O ressecamento da pele sob a barba é um dos principais problemas dos barbudos, pois a falta de hidratação do tecido pode causar alergias, coceiras e caspa, além de tornar os fios fracos e quebradiços. E, com a chegada das estações frias, isso tende a agravar-se, já que fatores comuns dessa época como o vento frio, o tempo seco, o aumento da concentração de poluentes no ar e o abuso da água quente tornam a pele ainda mais ressecada, levando ao surgimento de descamação, vermelhidão e até mesmo dermatites.
Para te ajudar a se manter livre destes problemas, o diretor de marketing da Barba Urbana, Renato Lima, listou cinco cuidados essenciais com a pele da barba para mantê-la hidratada mesmo durante o clima frio. Confira:
- Use hidratantes para a pele e barba. Hidrate a pele sob a barba duas vezes ao dia usando um bom hidratante ou óleo para a barba. Hidratantes específicos para a região geralmente contém óleos como Jojoba ou Argan, que mantêm os pelos da barba macios e combatem a pele seca e escamosa. Para barbas mais curtas, o Óleo Venice, da Barba Urbana, pode ser a melhor escolha, já que hidrata e melhora a saúde dos fios e da pele, além de amenizar a coceira típica da fase inicial do crescimento da barba. Já para barbas mais longas, o Balm Midtown, também da Barba Urbana, é o ideal, pois além de hidratar a pele e o pelo, o produto é capaz de moldar a barba, mantendo os fios sob controle.
- Utilize shampoos específicos para a barba. Evite usar sabão em barra regular, porque estes podem agravar o ressecamento da pele. Trate sua barba do mesmo modo que você trata seu couro cabeludo, com shampoos específicos para a região com propriedade levemente hidratante, como o Shampoo para barba Downtown, da Barba Urbana. O produto limpa a barba, removendo o acúmulo de sujeira do dia-a-dia, tornando os fios mais fortes e saudáveis.
- Tome banhos frios. Ou pelo menos não tão quentes. “O calor da água provoca uma remoção da oleosidade natural do tecido de forma mais intensa, diminuindo o manto hidrolipídico que retém a umidade da pele, tornando-a seca, irritada e escamosa. O recomendado é que você tome banhos mornos ou frios e não permaneça muito tempo em contato com a água”, afirma.
- Esfolie a área da barba. Faça uma esfoliação facial pelo menos duas vezes por semana para remover células mortas, flocos de pele e garantir a prevenção dos pelos encravados. Para isso, você pode utilizar o Esfoliante Facial Tribeca, da Barba Urbana, que ajuda a limpar as impurezas da pele, desobstruir os poros e melhorar a textura da pele. O esfoliante age sem provocar ressecamento e ainda refresca a pele.
- Seque bem a barba. A barba retém muita umidade e deixá-la úmida pode resultar não apenas numa pele seca, mas também em fios ressecados e quebradiços. Por isso, apenas passar a toalha na barba não é o suficiente. Aperte os cabelos de sua barba para remover o excesso de água. Depois, seque a barba com um secador de cabelo no modo frio enquanto passa os dedos entre os fios. Evite o uso de ar quente, pois o calor pode causar irritações na pele