Tipos de tecidos para Camisaria com Deivison "O Personal Stylist"
Existem diversos tipos de tecidos para camisaria, e cada um deles possuem características específicas que influenciam na qualidade da peça final, caimento no corpo de quem a está usando, adequação ao estilo, ocasião e se a camisa irá amassar fácil ou aguentar mais tempo sem nenhuma marca ou deformidade no tecido.
Mas quais tipos de tecidos para camisaria existem?
Para saber como escolher corretamente o tecido da sua peça, é preciso conhecer todas as opções e como cada tecido se comporta.
Primeiro é preciso saber que existem duas bases principais para os tecidos: os naturais e os sintéticos.
Fizemos uma lista com os principais tecidos de cada tipo:
Tecidos naturais
Algodão (CO)
Linho (CL)
Tecidos sintéticos
Viscose (CV)
Acetato (CA)
Poliéster (PES)
Poliamida (PA)
Elastano (PUE)
Existem, inclusive, vários modelos de camisa que mesclam fibras naturais com artificiais, trazendo o melhor dos dois mundos: têm um bom caimento e não esquentam tanto, mas são mais baratas do que camisas 100% naturais.
Uma curiosidade: as letras entre parênteses ao lado dos nomes são as siglas usadas para cada um deles.
Qual tecido escolher?
São vários prós e contras que devem ser analisados na hora de escolher um tecido para sua camisa. Fatores como preço, durabilidade, caimento e transpiração devem ser ponderados de acordo com o seu estilo de vida.
"Camisas de algodão ou linho são mais caras, amassam bastante, mas são melhores para os dias mais quentes, pois deixam o corpo transpirar muito melhor."
"Camisas de tecido sintético são mais baratas e quase não amassam, porém dificultam muito a transpiração e não são indicadas para o calor, pois você irá suar muito nelas e sentirá um grande desconforto."
Tecidos naturais para camisaria
As principais fibras naturais são algodão e linho, que dão origem a tecidos como seda e tricoline, muito utilizadas na confecção de camisas mas podem ser usadas em todo e qualquer segmento, até mesmo em artigos de decoração
São conhecidos por serem muito confortáveis e garantem um ótimo caimento em qualquer tipo de corpo (claro que a modelagem certa ajuda também). Como já dissemos, "absorvem” a transpiração, o que ajuda a evitar o cheiro de suor e o desconforto. Porém, amassam com mais facilidade, podem desbotar mais rapidamente e o custo da peça neste tipo de tecido é mais elevado comparado às peças em tecido sintético.
As camisas de algodão são produzidas em todas as modelagens existentes sem restrições.
Uma curiosidade: o fio de algodão dá origem ao tecido conhecido como tricoline, usado muito na camisaria masculina e à cambraia que é muito conhecida na moda feminina e moda bebê, por ser mais leve do que a tricoline.
O algodão tende a desbotar, é natural, uma vez que o fio é tingido depois de (fiado) pronto, por esse motivo não se assuste caso sua camisa perca um pouco de cor.
"Costumo dizer que o linho, apesar de ser natural, desbota bem menos do que o algodão, devido a rusticidade do fio.
Porém, por ser um tecido com aspecto mais rústico ele é mais frágil do que os tecidos de algodão, por isso, não é recomendado lavar na máquina, ser centrifugado ou torcido."
Sendo bem cuidada, uma camisa de linho vai durar por muito tempo, mas lembre-se, é comum que ela se amasse toda com o uso.